Sucesso na produção de silagem de trigo – Granja Benedetti

O produtor Ivan Benedetti da cidade de Joçaba – SC veio nos contar sobre o SUCESSO na produção de SILAGEM DE TRIGO de sua propriedade. 

Ivan é produtor de leite há 6 anos e enfrentou grandes desafios para atender a demanda de alimento dos animais, assim como aumentar o rebanho e a produção de leite das vacas. 

Hoje sua propriedade conta com 75 vacas em lactação divididas em dois lotes, um lote com vacas confinadas com média de 40 L/vaca/dia e outro lote com vacas a pasto com 26 L/vaca/dia. 

Para atender a demanda de alimento dos dois lotes, ele produz silagem de milho no verão e silagem de trigo no inverno, num total de 2250 toneladas/ano. 

Umas das dores do Seu Ivan era com relação às perdas de silagem durante o processo de fermentação e pós abertura do silo. Visualmente, o material ensilado reduzia em dois palmos, que era possível medir na parede do silo. Para contornar a situação, procurou inoculantes bacterianos do mercado para reduzir as perdas do material ensilado, mas não obteve sucesso. 

Há 3 anos, após uma parceria com a Kera, utilizando inoculante Kera e adotando boas práticas no processo de ensilagem, Seu Ivan obtém resultados satisfatórios anualmente. 

O uso do inoculante microbiológico certo, na concentração correta, aliado ao bom manejo de ensilagem e uso da silagem, proporcionou menos perdas e uma silagem de qualidade, hoje Seu Ivan utiliza inoculante no processo de ensilagem do milho e do trigo.

Um pouco sobre silagem de trigo:

O Trigo é uma cultura de inverno e sua ensilagem pode ser realizada no período de entressafra do milho, sendo um alimento alternativo complementar da silagem de milho e/ou sorgo. 

Os desafios da silagem de trigo são:

– Colheita do trigo na fase vegetativa proporciona material de alta umidade.

Propício ao desenvolvimento de microrganismos indesejáveis como clostrideos, fungos e leveduras -> perdas de matéria seca e baixo consumo pelo animal. 

– Colheita do trigo na fase de maturação proporciona alimento de baixo valor nutricional (baixa digestibilidade) e baixa capacidade fermentativa (baixo carboidrato solúvel) -> Perdas de matéria seca.

Superando os desafios:

Os inoculantes microbianos podem ser compostos por uma variedade de bactérias. Devemos ficar atentos ao objetivo do uso de inoculantes no que diz respeito à cultura ensilada e aos desafios encontrados. 

Inoclantes compostos por bactérias ácido láticas como Lactobacillus platarum e Pediococcus acidilactici auxiliam na redução rápida do pH, inibição do crescimento de microrganismos indesejáveis e estabilidade rápida do material -> Reduzindo perdas.

Já inoculantes compostos por bactérias produtoras de ácido propiônico, auxiliam na redução da proliferação de fungos e leveduras -> Reduzindo perdas e produção de micotoxinas

Entender o desafio encontrado na fazenda é essencial para a escolha do inoculante certo, sendo que a redução rápida do pH do material é essencial para melhor preservação e redução de perdas. Qualquer cultura a ser utilizada para ensilagem, traz uma bagagem de microrganismos variados do campo para o silo, sendo assim, não temos o controle do perfil microbiano e do tipo de fermentação a ser realizada. Garantir bactérias ácido láticas em altas concentrações é garantir a fermentação adequada. 

Além disso, o uso de inoculantes microbianos precisa estar associado às boas práticas de produção de silagem, que envolvem processos como ponto de colheita adequado, processamento da planta e grãos, enchimento, compactação e vedação do silo, além de um bom manejo diário de uso dessa silagem. As duas ações se complementam e somam efeitos positivos para o alcance de uma silagem de qualidade com menos perdas e maior valor nutritivo. 

Seu Ivan, junto com nossa equipe técnica, entendeu qual era seu problema e a melhor forma de resolvê-lo, utiliza inoculante Kera há 3 anos seguidos e continua tendo o apoio de perto da nossa equipe técnica, que auxilia em todos os processos da sua produção de silagem. 

Compartilhe

FIQUE ATUALIZADO SOBRE NOVIDADES

Receba atualizações gratuitas em seu e-mail

Linha Jansen, s/n, Segundo Distrito Farroupilha — RS — Brasil

SIGA A KERA NAS REDES SOCIAIS

Rolar para cima