Como escolher o inoculante certo para a sua silagem

Assim como a matéria prima da silagem e o tamanho do silo, não existe o “inoculante certo”. Essa escolha deve ser tomada com base no tipo de material a ser ensilado e no objetivo do produtor, para só então escolher o produto mais adequado ao processo.

Porém existem alguns aspectos que podem ajudar o produtor a fazer a melhor escolha. Confira abaixo algumas dicas que podem te ajudar a escolher o inoculante certo para a sua silagem:

Inoculação mínima

Para ser efetivo, o inoculante deverá ter uma determinada quantidade de células de bactérias. Esse número deve garantir a inoculação mínima de 200.000 células por grama de silagem.

Leia Mais:

Saiba qual é a maneira correta de aplicar o inoculante na silagem

Prevenir é melhor que remediar

Em silagens de grão úmido e cana-de-açúcar, pode ser necessário escolher também um produto que possua bactérias formadoras de algum ácido com atividade fungistática, como o propiônico. Que além da produção usual de ácido lático, também evita o desenvolvimento de fungos.

Fique de olho na fórmula do produto

As cepas de bactérias que compõe o inoculante devem ser indicadas como boas produtoras de ácido nas condições normais de uma silagem (temperatura, umidade, etc). Porém, não é recomendável que o inoculante contenha mais que dois tipos de bactérias. Pois todos os micro-organismos presentes no produto devem ser sinérgicos, ou seja, um propiciar o crescimento do outro.

Confira mais dicas sobre silagem no nosso post “5 Coisas que você não pode esquecer na hora de ensilar”.

Cuidados extras

Outros fatores importantes a serem observados, são os tipos de materiais que se deseja ensilar, bem como a velocidade de enchimento e o seu consumo após abertura. Além disso:

  • Sempre que possível, faça a opção por colheita mecânica e a pulverização do inoculante com bombas próprias acopladas à ensiladeira.
  • Não utilize água clorada na diluição do inoculante. Isso evita que o cloro mate as bactérias do inoculante.
  • Não esqueça que o material que está sendo ensilado provavelmente será usado durante 1 ano. Errar significa comprometer a alimentação dos animais durante todo o tempo de uso do silo.

Gostou dessas dicas? Acesse nossa página e receba nossos vídeos e aprenda tudo sobre Inoculantes e Silagem. Nele você vai conferir vídeos exclusivos de especialistas da Kera Brasil sobre o assunto, além de dicas de como escolher o melhor inoculante para você.

Compartilhe

FIQUE ATUALIZADO SOBRE NOVIDADES

Receba atualizações gratuitas em seu e-mail

Linha Jansen, s/n, Segundo Distrito Farroupilha — RS — Brasil

SIGA A KERA NAS REDES SOCIAIS

Rolar para cima