Seu Afonso apostou no manejo de prevenção de diarreias e hoje tem um bezerreiro saudável em sua propriedade.
Seu Afonso é produtor de leite em Resende Costa e grande criador de bovinos da raça girolando. Possui hoje o maior rebanho ¼ registrado do país, com sua genética amplamente reconhecida.
Uma das dores de Seu Afonso era com relação aos altos índices de diarreia no bezerreiro, doença que compromete o crescimento e produção futura dos animais, podendo levar os animais a óbito nos casos graves.
Como estratégia para controle das diarréias, Seu Afonso aderiu ao tratamento preventivo e curativo com Biocalf, probiótico composto por bactérias do bem (Lactobacillus casei e Bifidobacterium bifidum) que colonizam o intestino da bezerra no momento do nascimento e protege contra ação de patógenos, ajudando na recuperação e prevenção das diarreias.
Após poucos dias de uso do probiótico, já foi observada redução significativa na ocorrência das diarreias no bezerreiro.
“O produto é muito bom, reduziu a ocorrência das diarréias, quando detectamos algum caso, ela veio mais branda. O uso do método preventivo foi muito positivo nos animais recém-nascidos, melhorou a resistência deles”.
Por que a diarreia é importante?
Porque é a doença que mais acomete bezerras no período de aleitamento. Com maior incidência nos primeiros 21 dias de vida, sendo a maior porcentagem de ocorrência entre o 7º e 10º dia de vida. Mais de 40% das bezerras apresentam diarréia, independente da qualidade da colostragem.
Uma vez detectada a diarreia, independente da causa, seja por bactérias, vírus, protozoários ou até mesmo alimentar, os danos ao intestino serão os mesmos e intensificados de acordo com a intensidade da diarréia. Danos à mucosa intestinal irão diminuir a absorção dos nutrientes, sendo irreversível e levado à vida adulta.
Vacas que apresentaram pelo menos um caso de diarreia no período de aleitamento, ganharam menos peso e produziram menos leite na primeira lactação.
Por que a bezerra tem diarreia?
As bezerras não adquirem imunidade via placenta, sendo assim, nascem sem imunidade a adquirem através do colostro. Além disso, nascem com o intestino praticamente estéril, sem colonização, adquirindo essa colonização quando nasce e no ambiente que nasce.
A transferência da imunidade passiva via colostro irá depender então da qualidade e quantidade de colostro que será fornecida a bezerra, e a colonização do intestino será feita pelos microrganismos presentes no ambiente. Sendo assim, temos duas situações preocupantes, uma colostragem falha em muitos casos, com fornecimento de colostro de baixa qualidade e pouca quantidade, e, na maioria dos casos, maternidades e bezerreiros contaminados.
Isso tudo leva a um animal com baixa imunidade, sem resistência e fácil de adquirir doenças, além de um animal com microbiota descontrolada, contendo microrganismos patogênicos em grandes concentrações. Situação propícia para implantação de doenças, como a diarreia, podendo levar esse animal sem resistência a óbito.
Por que o probiótico é importante?
Como dito anteriormente, a bezerra nasce com um intestino praticamente estéril, que será colonizado após o nascimento através dos microrganismos presentes no ambiente e alimento.
Além disso, sabemos que o intestino é composto por bactérias boas e ruins, e que elas precisam estar em equilíbrio para que não ocorram desordens intestinais. Com isso, bactérias “do bem” precisam estar em maior quantidade no intestino, para que dominem o ambiente e evitem a adesão das bactérias ruins à mucosa intestinal.
Essas bactérias são, principalmente, as bactérias que produzem ácido lático, que atuam no intestino inibindo o crescimento de bactérias patogênicas através da redução do pH do meio, por competição por substrato e por produção de substâncias antimicrobianas.
Como utilizar o probiótico?
Biocalf contém duas bactérias ácido láticas importantes e benéficas ao intestino. Estão em altíssima concentração no produto.
Pode ser utilizado no modo preventivo e curativo.
No preventivo, assim que a bezerra nascer, ela precisa consumir 5g do produto/ dia por 5 dias consecutivos.
No curativo, assim que detectada a diarreia, a bezerra precisa consumir 10g do produto/dia por 3 dias consecutivos ou até a melhora do quadro.
O fornecimento pode ser via água, ração ou diretamente na boca dos animais.
O método preventivo foi adotado pelo Seu Afonso, e ele é extremamente importante, pois irá fazer uma boa colonização primária do intestino, prevenindo a contaminação com bactérias patogênicas e melhorando a resistência e imunidade das bezerras.
O método curativo é importante pois qualquer desordem metabólica irá comprometer o equilíbrio da flora intestinal, sendo assim, o probiótico em quadro de diarreia, irá repor essa flora rapidamente, ajudando a bezerra em sua recuperação.
O uso de probiótico elimina o uso de antibióticos e das boas práticas de manejo de colostragem e de higiene?
Não, toda diarreia em que for verificada aumento da temperatura corporal, antibióticos precisam ser administrados. O importante é entender o que tem causado a diarreia para se evitar tratamentos desnecessários com antibióticos ou tratamentos utilizando a droga errada. O probiótico, independente do tratamento feito para a diarreia, deve ser sempre administrado, no intuito da reposição rápida da flora intestinal.
Boas práticas de colostragem, de higiene, de bem-estar, devem sempre ser praticadas, para não evitar apenas ocorrência de doenças, mas para trazer mais saúde ao rebanho também.
Seu Afonso utiliza Biocalf no método preventivo e curativo, e alcançou sucesso, com redução na ocorrência de diarreias e redução na severidade das diarréias. Animais mais resistentes e imunes, mesmo que apresentem quadro da diarreia, se recuperam em pouco tempo, reduzindo as perdas de desempenho e de produção.