Quando falamos em inoculantes de alta tecnologia para silagem, como é o caso da Linha Kerasil, os resultados são expressivos, mas nem sempre perceptíveis a olho nu. Por isso, calcular o valor em reais do retorno obtido com a aplicação do produto é fundamental para compreendermos sua importância, tanto do ponto de vista econômico quanto da conservação da silagem no silo.
Primeira informação que precisamos calcular é a perda que temos sem o uso do Kerasil. Segundo estudos renomados como Kung et al (2018), silagens com boas práticas de manejo chegam a perder aproximadamente 20% de seu peso sem o uso de inoculantes, o que pode passar de 30% quando há algum problema na ensilagem, como atraso ou adiantamento no ponto de colheita, baixa compactação, problemas na vedação etc.
Portanto, considerando essa perda de 20% e um preço médio de 180 reais a tonelada de silagem de milho, temos:
Perda de silagem SEM Kerasil = total da silagem ensilada*0,20*180 reais
Porém, segundo estudos renomados como o de Kung et al. (1991), sabemos que o uso de um inoculante de alta tecnologia, como a linha Kerasil, reduz as perdas pela metade.
Isso acontece porque o produto assume o controle da fermentação, fazendo com que o pH da massa de silagem caia rapidamente. Essa queda de pH inibe o desenvolvimento de microrganismos indesejados, que são os principais responsáveis pelas perdas de matéria seca e qualidade nutricional. E portanto, calculamos:
Perda de silagem COM Kerasil = (Perda de silagem SEM Kerasil)/2
Contudo, os ganhos não param apenas na silagem! Essa qualidade na conservação da forragem como uso da linha Kerasil chega até a boca do animal e se transforma em produção. Segundo a meta-análise de Oliveira et al. (2017) – que avaliou 31 estudos científicos –, o uso de inoculantes de alta tecnologia pode aumentar a produção de leite em 370 g/dia por animal. Esse resultado surge porque os animais ingerem maior quantidade de silagem e a fermentação controlada preserva nutrientes essenciais na forragem. Portanto, considerando o preço médio do leite em 3 reais, temos:
Ganhos em leite (ano) = (n° de vacas em lactação)*0,37 litros *3,0 reais *365 dias
Com essas informações, mais o valor do investimento do Kerasil considerando dose e preço (cofator Kerasil), temos quanto retorna em lucro o investimento em um real do produto:
ROI = {(redução de perda COM Kerasil) + [(ganho em leite) - (cofator Kerasil)*(total de silagem ensilada)]} / [(cofator Kerasil)*(total de silagem ensilada)]
Como percebemos, temos um ROI alto com o uso de inoculantes de alta tecnologia, como a Linha Kerasil. Assim, como apresentamos nessa explicação, o uso do produto reduz perdas que muitas vezes não vemos, além de melhorar a qualidade do volumoso para nossos animais. Assim, o ganho vem duplicado!
Outro ponto importante é que o inoculante atua como um seguro quando algo sai do planejado, diminuindo a gravidade das perdas.
Quer saber mais sobre nosso atendimento e produtos Kera?
Siga nosso Intagram KeraBrasil